Abandono de carrinho

Resumo

O problema do abandono de carrinho no produto de atividades do Hurb me levou a analisar o fluxo de compra, que era composto por quatro etapas e se mostrava complexo para os usuários. Através de uma pesquisa aprofundada — que incluiu análise de dados, entrevistas e questionários — identifiquei que a principal causa para o abandono estava na falta de visibilidade dos itens selecionados nas etapas finais do processo.

Com base nesses insights, iniciei um processo de ideação que envolveu benchmarking, esboços e a exploração de soluções práticas. A proposta que se destacou foi condensar as quatro etapas em uma única página, integrando a seleção de participantes e a escolha de datas diretamente na página de promoção da atividade. Essa abordagem foi prototipada e testada com usuários, e o feedback foi extremamente positivo, destacando a melhoria na visibilidade e a maior facilidade para concluir a compra.

Após os ajustes finais com base nos testes, entreguei a solução para a equipe de desenvolvimento. Após a implementação, houve uma melhoria significativa na taxa de cliques para finalizar a compra, comprovando o impacto positivo da mudança.

Fluxo anterior

Atividades era um dos 3 maiores produtos do Hurb, apesar de ser um produto relativamente novo, lançado em 2020, já trazia muito faturamento para a empresa.

O fluxo de compra se resumia a 4 etapas. Depois de encontrar a atividade que gostaria de comprar, o usuário era direcionado para uma página onde ele deveria selecionar a quantidade de pessoas que iriam participar com ele dessa atividade, selecionado em uma listagem de acordo com a faixa etária de cada participante a quantidade. Em seguida era levado para uma tela com um calendário, onde ele precisaria selecionar a data em que ele gostaria de realizar essa atividade. Dependendo da data selecionada, era apresentado uma mensagem de indisponibilidade de ingressos para o número de participantes. Depois de selecionar essas informações o usuário finalmente era apresentado as opções de ingressos disponíveis para a quantidade de pessoas e datas selecionadas anteriormente. E após selecionar o ingresso, era direcionado ao checkout para finalizar a compra.

Um fluxo desnecessariamente longo e complexo para realizar a tarefa de compra …

Research

Analise de dados, surveys e entrevistas

Quando me juntei à squad de atividades na Hurb, comecei fazendo a analise de dados no Google Analytics do fluxo atual de compras, e uma enorme quantidade de abandonos me chamou muito a atenção. Com uma analise mais detalhada dos abandonos, identificamos qual etapa do fluxo era mais critica.

Gráfico de Analide de abandono no Metabase.
Analide de abandono no Metabase.

Mas nesse momento ainda não tínhamos ideia do motivo de tantos abandonos nessa parte específica, e para ter informações e dados precisos, lancei de uma adaptação de uma survey CSAT pelo Hotjar que seria disparada na etapa do fluxo em que o usuário fosse abandonar a compra.

Gráfico de Resultados survey lançada no Hotjar.
Resultados survey lançada no Hotjar.

Após esse tempo com essa survey no ar, começamos o processo de analise dos dados. Foi possível identificar que o principal motivo de abandono de compra era a falta de visibilidade do que estava sendo comprado nas etapas posteriores do fluxo. Os usuários não tinham mais acesso ao que haviam selecionado nas etapas anteriores, ficavam inseguros e precisavam reiniciar todo o processo de compra novamente, e muitos não realizavam essa operação de novo.

Dentre as pessoas que responderam a survey e deixaram seus contatos, realizamos 8 entrevistas para corroborar os resultados quantitativos que coletamos. Das entrevistas, todos tiveram os mesmos relatos, insegurança e falta de visibilidade do que estavam comprando.

Ideação

Ideias, rabiscos e cocriação

Já com muitos dados compilados e analisados, segui para etapa de levantamento de ideias.

Nessa etapa realizei muitos benchmarkings e rabiscoframes para levantamento das melhores soluções.

Rabiscos de ideação em papel.
Rabiscos de ideação em papel.

Um ponto crucial que foi tratado nesse processo de melhoria, foi a redução de etapas do fluxo. Todo o fluxo consistia em 4 etapas (Promoção da atividade → seleção de participantes → seleção de data → escolha da opção), cada uma em uma tela separada. Optamos por concatenar as etapas de seleção de participantes e data em um componente dentro da tela de promoção da atividade. Nesta parte também trouxemos uma melhoria no check-availability do calendário caso não houvesse disponibilidade de ingressos, retornando automaticamente apenas as datas disponíveis para compra de ingressos

Dessa forma, o usuário teria total visibilidade de toda a descrição da atividade, e suas ações selecionadas. Na etapa seguinte, de escolher a opção de ingresso, criamos um componente de resumo de compra e de pagamento. Também adicionamos uma forma rápida de alteração de participantes e data nesta etapa, não sendo mais necessário o usuário retornar a tela anterior para realizar essas mudanças.

Assim, reduzimos o número de etapas de 4 para apenas uma, selecionar a opção do ingresso desejado. Transformamos as etapas de seleção de pessoas e data em ação dentro de uma única página, o que traz a sensação para o usuário de um fluxo mais conciso e menos agressivo já que não há mudança de página.

Prototipação e testes

A partir de uma ideia definida para levar para testes, comecei a fazer alguns wireframes no layout atual para ter uma ideia mais visual de como a solução seria apresentada ao usuário.

Protótipo de baixa fidelidade na versão desktop.
Protótipo de baixa fidelidade na versão desktop.
Protótipo de baixa fidelidade na versão mobile.
Protótipo de baixa fidelidade na versão mobile.

A partir da ideia aprovada e refinada em design critique com time de product design, foi iniciada a prototipação para avaliação da solução por testes de usabilidade.

Protótipo de alta fidelidade navegável na vesão mobile.
Protótipo de alta fidelidade navegável na vesão mobile.
Protótipo de alta fidelidade navegável na versão desktop.
Protótipo de alta fidelidade navegável na versão desktop.

Os resultados obtidos através dos testes de usabilidade foram muito positivos. Todos os usuários testadores manifestaram a facilidade de se concluir o fluxo, a visibilidade das informações das etapas anteriores.

Handoff e acompanhamento

Após os testes, ajustes finos necessários que foram apontados, partimos organização dos arquivos e documentação técnica para entrega ao time de desenvolvimento.

Pouco tempo após o lançamento das melhorias, já conseguimos perceber a melhoria do CTR para o checkout em 62%

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